
Planejamento e Controle da Produção: Como reduzir o custo de estoques no varejo?
As empresas costumam enfrentar problemas constantes para entender qual a necessidade de estoque para cada item que ofertam. Isso ocorre ainda mais frequentemente em estabelecimentos que possuem produtos específicos, produzidos em pequenos lotes e com ciclos de vida curtos. Sendo que esses, geralmente, têm uma característica em comum: não utilizam o Planejamento e Controle da Produção (PCP).
A grande demanda relacionada ao lançamento de novos produtos no mercado implica na necessidade de disponibilidade nas lojas físicas. Todavia, a existência prévia de artigos que ainda não foram vendidos ocasiona um grande acúmulo de mercadoria a ser armazenada.
Assim, gestores terminam reservando grandes áreas de seus estabelecimentos comerciais para o estoque de mercadorias. Entretanto, essa decisão implica em custos que poderiam ser evitados com a utilização de ferramentas como o Planejamento e Controle da Produção.
Para identificar a necessidade do PCP é necessário que haja um entendimento da situação atual do estabelecimento.
Você sabe responder às seguintes perguntas?
- Você sente que tem muito espaço destinado ao estoque de mercadorias?
- Você sente que há mais produtos que o necessário em estoque?
- As previsões de venda de produtos são distantes da realidade?
- As compras de mercadorias são feitas em excesso?
- Há falta de mercadorias na loja, pois não se identificou a necessidade de compra?
- Não se controla de forma eficaz as ordens de compra ou venda de produtos?
- Você sente que não sabe como a sazonalidade afeta suas vendas?
- Muitos produtos são vendidos sem, no entanto, se saber qual desses tem maior participação no faturamento do seu estabelecimento?
Se a maioria das respostas tiver sido sim, é bem provável que a rentabilidade do seu negócio esteja mais baixa do que deveria estar. Então, a adoção do PCP é um bom caminho para solucionar esse problema.
O que é o Planejamento e Controle da Produção?
O PCP é uma ferramenta de gerenciamento que auxilia na tomada de decisões relativas ao planejamento, controle dos processos e uso de recursos na produção de bens. Assim, a aplicação do Planejamento e Controle da Produção é capaz de determinar a necessidade de adquirir novos insumos de acordo com a previsão de oferta e demanda respeitando a programação de gastos e receitas.
Dessa maneira, os gestores ao utilizarem o PCP tomam decisões mais assertivas e gerenciam os recursos com maior eficiência. Então, desperdícios são evitados e operações de compra de mercadorias são realizadas com maior grau de confiabilidade.
Para que serve?
A metodologia de Planejamento e Controle da Produção possibilita entender os custos relacionados a cada produto e a lucratividade desses. Além disso, essa destaca quais mercadorias impactam mais nos lucros da empresa.
Dessa forma, o PCP está apto a responder as perguntas:
- O que vender?
- Quanto vender?
- Para quem vender?
- Quando comprar mais mercadorias?
- Quanto comprar de mercadorias?
- Onde comprar mercadorias?
Como funciona?
O planejamento pressupõe a necessidade de tomada de decisão que ocorre antes, durante e depois a implementação de um processo na empresa. Assim, o PCP deve ser capaz de responder questionamentos de o quê será feito, como, por quem, com que recursos e quando será executado.
Todavia, o Planejamento e Controle da Produção não deve somente planejar, mas também programar e controlar o que foi estabelecido. Dessa forma, evitando que o objetivo final seja desviado do plano inicial e que falhas ou defeitos ocorram.
O PCP é de responsabilidade de todos os setores relacionados à atividade fim do estabelecimento. Sendo assim, a implementação desse deve ser feita em conjunto, determinando responsabilidades e melhores práticas nas diferentes áreas da empresa.
Destaca-se que o PCP envolve, assim, diversas atividades das quais se destacam:
1. Previsão da demanda: os métodos estatísticos de previsão de demanda auxiliam os gerentes a dimensionar a necessidade de compra de produtos;
2. Dimensionamento das ordens de compra: relaciona-se a previsão de demanda, assim como a:
- Nível atual de estoque dos produtos: fornece dados relativos à disponibilidade de produtos na empresa e também é considerado no dimensionamento de compra de novas mercadorias;
- Tempo das operações de entrega dos fornecedores: esse fator influencia em quando o estabelecimento deve realizar o pedido de novos produtos visando evitar a falta desses;
Assim, ao se conjugar esses fatores possibilita-se a emissão de ordens de compras de novos produtos visando adquirir somente a quantidade necessária e que será vendida;
3. Controle: acompanha os processos definidos previamente e verifica se o andamento está como planejado. Dessa forma, caso desvios ocorram, desencadeiam-se ações corretivas para redesenhar o plano em curso. Pode-se também implementar ações preventivas com o objetivo de corrigir possíveis desvios futuros.
Assim, visa-se evitar o comprometimento da atividade fim do estabelecimento. Ademais, possibilita-se que dados sejam gerados para a tomada de decisão futura.
4. Indicadores: auxiliam no controle e tomada de decisão ao mensurar o desempenho dos processos vitais para o estabelecimento comercial.
Quais os benefícios do PCP?
O Planejamento e Controle da Produção ao ser aplicado no varejo permite que o estoque do estabelecimento comercial seja gerido de maneira otimizada. Dessa forma, diminuem-se os custos relacionados aos funcionários necessários para organizar e manipular as mercadorias. Além disso, despesas com o espaço no qual essas se encontram armazenadas também são minimizadas.
Destaca-se também que prejuízos relacionados ao descarte de mercadorias por ausência de vendas são diminuídos. Ademais, garante-se uma maior probabilidade de o cliente obter a mercadoria desejada com menor tempo de espera associado. Assim, além de melhorar os processos internos, o estabelecimento também pode fornecer aos clientes um serviço de maior qualidade.
Você se identificou com algum dos problemas mencionados no texto? Podemos te ajudar com o Planejamento e Controle da Produção! Peça um orçamento grátis!