skip to Main Content
7 Benefícios Do PMOC Para Seu Estabelecimento

7 Benefícios do PMOC para seu estabelecimento

Já tentou imaginar a quantidade de benefícios do PMOC que você pode levar ao seu negócio? E o seu cotidiano sem a utilização de condicionadores de ar?

É evidente que o fato de abrir e gerir um negócio requer bastante tempo e atenção. Há a necessidade de se lidar com questões administrativas e de controle da empresa. Porém, além destes, os deveres legais são também muito importantes, mesmo que muitas vezes sejam adiados por alguns empresários. Isso acaba gerando encargos para a empresa e dores de cabeça que poderiam ser evitadas se considerados anteriormente.

Nesse contexto, o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) foi estabelecido com o objetivo de garantir a qualidade do ambiente.  Entenda aqui um pouco mais sobre como o PMOC atua em um sistema de climatização e as fases envolvidas no processo de manutenção.

Agora que você já se encontra informado acerca da necessidade e da importância de obter um PMOC, podemos verificar alguns dos benefícios do PMOC. Tais benefícios, que podem ser observados após a realização no seu estabelecimento, são:

1) Redução dos gastos com energia elétrica

A realização de manutenções preventivas periódicas e eventuais manutenções corretivas possibilitam que os aparelhos de ar-condicionado trabalhem mais adequadamente. É inegável que a realização de uma lubrificação, limpeza e manutenção adequadas permitem que não trabalhem de forma anômala ao que foram projetados.

No que diz respeito à lubrificação, evita-se aquecimento excessivo dos componentes internos do ar-condicionado, evitando o desperdício de energia elétrica. Já em relação à limpeza, a desobstrução dos filtros também permite uma expressiva redução no consumo de energia. Tudo isso contribui para que esse seja um dos benefícios do PMOC percebidos de forma mais imediata. Ele é refletido diretamente no custo da conta de energia elétrica.

2) Aumento da vida útil dos equipamentos

A realização de manutenções planejadas e periódicas evita que aparelhos quebrem ou fiquem parados. Possibilita-se, então, que trabalhem na mesma condição de “novos” por mais tempo. Em cidades litorâneas, por exemplo, evitam que peças internas sofram com enferrujamento e corrosão.

Além disso, há a diminuição do acúmulo de poeira, responsável por fazer com que os aparelhos operem de forma inadequada, contribuindo para a diminuição da vida útil, além do aumento do consumo energético.

3) Previsão orçamentária de manutenção

benefícios do pmoc

Manutenções preventivas se diferenciam de manutenções corretivas pelo fato de anteciparem e tratarem as causas de possíveis problemas. Na corretiva são tratados apenas os equipamentos parados após o surgimento de defeitos.

Nesse sentido, com a realização das manutenções preventivas, os custos com manutenção passam a ser previstos com antecedência. Reduz-se a quantidade de manutenções corretivas realizadas e, consequentemente, a quantidade de gastos repentinos e não planejados.

Aqui, ao contrário do observado em relação ao consumo energético, temos um dos benefícios do PMOC que são percebidos a longo prazo. Isso acontece pois a diminuição das manutenções corretivas demora um maior tempo para ser percebida.

4) Adequação à Lei Federal nº 13.589

Segundo a Lei Federal nº 13.589, de 4 de janeiro de 2018, todos os edifícios que possuam ambientes climatizados artificialmente devem dispor de um PMOC. Seja em relação a ambientes de uso coletivo ou privado, visa-se a eliminação ou minimização dos riscos à saúde dos ocupantes do local. Nela foi fixado, também, que os padrões, normas e procedimentos necessários à garantia da qualidade do ar são regulamentados pela Resolução RE nº 9 da Anvisa.

Vale ressaltar que o prazo estipulado para a adequação foi encerrado no dia 3 de julho de 2018, fazendo com que todos os estabelecimentos não adequados se tornem suscetíveis ao pagamento de multas.

5) Adequação à Lei Federal nº 6.437

A lei em questão trata de infrações à legislação sanitária federal, como o não cumprimentos das exigências em relação ao PMOC. Nela, as infrações são divididas em: leves, graves e gravíssimas. Além disso, vale ressaltar que diversos tipos de penalidades podem ser aplicados, alternativamente ou cumulativamente. Uma delas, inclusive, é através do pagamento de multas.

Em relação às multas, foi fixado que pode ser paga uma quantia de até R$ 1.500.000,00. Essa quantia é estipulada de acordo com a natureza da infração e com a capacidade econômica do infrator. Nesse sentido, pode-se afirmar que esse é um dos principais benefícios do PMOC. As penalidades impostas são severas e evitá-las é fundamental para o bom funcionamento do seu negócio.

6) Garantia da Qualidade do Ar

Conforme citado anteriormente, com a realização das manutenções periódicas, evita-se o acúmulo de poeira e a proliferação de fungos. Garante-se, assim, a qualidade do ar.

A análise realizada na etapa química do PMOC é o procedimento que garante a qualidade do ar local. Nela, é verificado se as variáveis analisadas são compatíveis com os parâmetros estabelecidos pela ANVISA na Resolução RE nº 9.

As variáveis averiguadas nesta etapa são: pesquisa e contagem de fungos; concentração de CO2; determinação da temperatura, umidade e velocidade do ar e quantidade de aerodispersóides totais.

7) Aumento da Produtividade

benefícios do pmoc

Ouvirmos frases como “Estou quase congelando aqui!” ou “Bem que aqui poderia ter um ar-condicionado!” não é um fato incomum. Assim, é importante considerar que a garantia do conforto térmico no ambiente de trabalho é essencial para a execução das tarefas. Caso isso não seja levado em consideração, é possível que ocorram muitas reclamações e discussões, gerando mal estar.

Determinar uma temperatura ideal para todos é uma tarefa árdua, uma vez que essa é uma escolha muito pessoal. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde considera que uma faixa adequada é em torno de 24ºC. Esta temperatura possibilita o conforto e assegura o aumento da produtividade dos ocupantes do ambiente em questão.

Vale ressaltar que ambos os extremos devem ser evitados. Tanto espaços quentes quanto muito frios geram um gasto energético no corpo para que ele se adeque à temperatura externa. Sendo assim, é evidente que sobra menos energia para as demais funções realizadas pelo nosso organismo. Essa falta pode acarretar, por exemplo, a perda de concentração ou o aumento de estresse.

Vimos aqui os benefícios do PMOC para o seu negócio.

Quer evitar multas para seu estabelecimento? Ficou interessado em como a Fluxo Consultoria pode ajudar a implementá-lo?

Fale aqui com um de nossos consultores!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *